Maria presente na simplicidade da casa de Nazaré
“A escuta, o testemunho e a palavra são as três pilastras do edifício espiritual imprescindíveis na catequese, na comunicação da Boa Nova.” – Esta foi uma das mensagens que me calhou em sorte. Podia bem ser o resumo deste dia onde me senti acolhido em duas Igrejas de devoção Mariana e na belíssima casa da Congregação de Nossa Senhora de Belém.
O primeiro Domingo do mês de Maio começou cedo. Aceitei o convite para peregrinar até à igreja de Nossa Senhora do Loreto e Nossa Senhora da Pena. As minhas origens portuguesas têm uma forte presença da figura de Maria, por isso, mesmo longe do meu país, foi um dom de Deus poder começar este mês Mariano da melhor forma.
Na igreja de Nossa Senhora do Loreto, padroeira dos aviadores, fico surpreso ao conhecer um pouco mais sobre a história da sua devoção. O momento de oração em grupo foi um forte momento de comunhão, onde pedimos a intercessão por todos os que não têm casa.
Visitámos também, depois de uma longa subida, a igreja de Nossa Senhora da Penha, localizada num ponto alto, gozando de uma linda vista para a zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Foi tempo de agradecer a maravilha de Deus por nos ter oferecido aquela vista mas também mais um momento para rezarmos em grupo. Visitamos também um espaço dedicado aos objectos ofertados pelos fieis, agradecendo e atribuindo algum auxilio a Nossa Senhora da Pena.
O fim do dia estava reservado para conhecer o recanto maravilhoso que hospeda a congregação de Nossa Senhora de Belém. É um espaço de silêncio onde a Natureza é o centro da casa. A simplicidade da casa de Belém é a referência para a majestosa capela que se destaca pela simplicidade da sua construção, sempre aberta para acolher todos os que se queiram aproximar do Senhor.
Chegando ao final do dia, o grupo de voluntários animou a missa celebrada no local.
Foi uma experiência de caminhada muito marcada pela riqueza da simplicidade e onde pude descobrir e dar graças a Deus pela vida que vão dando novas vidas à Igreja. Falo do exemplo da Irmã Graça Maria que nos orientou nesta caminhada e nos levou, não só a conhecer a sua casa, mas as maravilhas que o Senhor tem feito na sua vida e na vida de todos os que nos acolheram neste dia.
Filipe Teixeira
Portugal
Voluntário da JMJ Rio2013
Caminhada realizada pela Irmã Graça com voluntários a Nossa Senhora da Penna.
Grupo de voluntários da Polônia, Portugal, França, Estados Unidos, jovens do MAC do Loreto, Frei Lucas..
Meditação na Gruta da Penna com reza do terço
Subida à Penna de voluntários estrangeiros e jovens do MAC do Loreto, comandada por irmã Graça
Contribuição: Fotos e Texto – Davi