No último dia 12 de Novembro, uma multidão de fiéis lotou a Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro para participar da Festa da Unidade e o fechamento da Porta Santa.
Apesar do Ano da Misericórdia se encerrar no próximo final de semana, por conta da presença de Dom Orani no consistório que se inicia na mesma data, a “FESTA DA UNIDADE”, que estava marcada para o dia 19, foi antecipada para este dia 12 de novembro. O fechamento das portas santas nas Dioceses de todo o mundo aconteceram neste sábado e domingo, 12 e 13. Dia 20, data do encerramento do Ano Jubilar, será fechada a Porta Santa de S. Pedro no Vaticano. Em nossa Arquidiocese a primeira porta Santa a ser fechada foi a da Catedral, junto com a Festa da Unidade na manhã de sábado.
Com a igreja lotada, Dom Orani como sempre tocou a todos com sua belíssima homilia e deixou para todos os presentes uma bela mensagem: “Hoje fechamos a Porta Santa, mas a porta do coração de Jesus está sempre aberta para acolher a todos”. Ele também lembrou da misericórdia de Cristo para com todos nós em todos os momentos de nossas vidas.