13 – SEGUNDA-FEIRA
1ª SEMANA DO TEMPO COMUM
(verde – ofício do dia da 1ª semana do saltério)
Vi um homem sentado num trono excelso; a multidão dos anjos o adora, cantando a uma só voz: Eis aquele cujo nome e império permanecem eternamente.
Iniciando o Tempo Comum, louvemos a Deus, que, desde o princípio dos tempos, se comunicou com o ser humano e, em Jesus, estabeleceu seu Reino entre todos. Celebremos.
Primeira Leitura: Hebreus 1,1-6
Início da carta aos Hebreus – 1Muitas vezes e de muitos modos, falou Deus outrora aos nossos pais pelos profetas; 2nestes dias, que são os últimos, ele nos falou por meio do Filho, a quem ele constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também ele criou o universo. 3Este é o esplendor da glória do Pai, a expressão do seu ser. Ele sustenta o universo com o poder de sua palavra. Tendo feito a purificação dos pecados, ele sentou-se à direita da majestade divina, nas alturas. 4Ele foi colocado tanto acima dos anjos quanto o nome que ele herdou supera o nome deles. 5De fato, a qual dos anjos Deus disse alguma vez: “Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei”? Ou ainda: “Eu serei para ele um Pai e ele será para mim um filho”? 6Mas, quando faz entrar o Primogênito no mundo, Deus diz: “Todos os anjos devem adorá-lo!” – Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial: 96(97)
Adorai o Senhor Deus, vós, anjos todos!
1. Deus é rei! Exulte a terra de alegria, / e as ilhas numerosas rejubilem! / Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, / que se apoia na justiça e no direito. – R.
2. E assim proclama o céu sua justiça, † todos os povos podem ver a sua glória. / Aos pés de Deus vêm se prostrar todos os deuses! – R.
3. Porque vós sois o Altíssimo, Senhor, † muito acima do universo que criastes, / e de muito superais todos os deuses. – R.
Evangelho: Marcos 1,14-20
Aleluia, aleluia, aleluia.
Convertei-vos e crede no Evangelho, / pois o Reino de Deus está chegando! (Mc 1,15) – R.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – 14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15“O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!” 16E, passando à beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 17Jesus lhes disse: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”. 18E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus. 19Caminhando mais um pouco, viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes; 20e logo os chamou. Eles deixaram seu pai, Zebedeu, na barca com os empregados e partiram, seguindo Jesus. – Palavra da salvação.
Reflexão:
Os textos que a liturgia apresenta para reflexão ao longo desta semana nos convidam a entrar numa perspectiva dinâmica. É uma oportunidade para refletirmos e renovarmos a dimensão missionária da nossa vida cristã, reforçando as promessas que fizemos no batismo e renovamos em cada Eucaristia. A carta aos Hebreus apresenta Jesus como aquele que vem completar o caminho de revelação e salvação começado no Antigo Testamento. Chama-nos, assim, a acompanhar seus passos em direção ao Reino dos Céus. O Evangelho enfatiza que os que seguem Jesus não são perfeitos, mas sim os pequenos, pobres, frágeis, pecadores, que se põem a caminho como resposta ao convite do Senhor. Assim como fez com os apóstolos, Jesus nos chama no nosso cotidiano, enquanto estamos trabalhando, convivendo ou, talvez, nos entretendo com algum vídeo ou publicação nas redes sociais.
(Dia a Dia com o Evangelho 2025 - PAULUS)
Fonte: Paulus