26 – QUARTA-FEIRA
7ª SEMANA DO TEMPO COMUM
(verde – ofício do dia)
Confiei no vosso amor, Senhor. Meu coração, por vosso auxílio, rejubile, E que eu vos cante pelo bem que me fizestes! (Sl 12,6)
Atributo de Deus, a sabedoria “comunica a vida a seus filhos e acolhe os que a procuram”. Ela nos livra das presunções e atitudes excludentes e nos ajuda a ter o olhar sensível ao bem, onde quer que se manifeste. Supliquemos, pois, com as palavras do salmista: “Que me ajudem, Senhor, vossos conselhos”.
Primeira Leitura: Eclesiástico 4,12-22
Leitura do livro do Eclesiástico – 12A sabedoria comunica a vida a seus filhos e acolhe os que a procuram. 13Os que a amam, amam a vida; os que a procuram desde manhã cedo serão repletos de alegria pelo Senhor. 14Quem a ela se apega herdará a glória; para onde for, Deus o abençoará. 15Os que a veneram prestam culto ao Santo; pois Deus ama os que a amam. 16Quem a escutar julgará as nações; quem a ela se dedicar viverá em segurança. 17Se alguém confiar nela vai recebê-la em herança, e na sua posse continuarão seus descendentes. 18No começo, ela o acompanha por caminhos contrários, 19trazendo-lhe temor e tremor; começa a prová-lo com a sua disciplina, até que ele a tenha em seus pensamentos e nela deponha sua confiança. 20Então voltará a ele em linha reta, o confirmará e lhe dará alegria, 21lhe revelará os seus segredos e lhe dará o tesouro da ciência e da compreensão da justiça. 22Se, porém, se desviar, ela o abandonará e o entregará às mãos de seu inimigo. – Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial: 118(119)
Os que amam vossa lei têm grande paz.
1. Os que amam vossa lei têm grande paz, / e não há nada que os faça tropeçar. – R.
2. Serei fiel à vossa lei, vossa aliança; / os meus caminhos estão todos ante vós. – R.
3. Que prorrompam os meus lábios em canções, / pois me fizestes conhecer vossa vontade! – R.
4. Desejo a vossa salvação ardentemente / e encontro em vossa lei minhas delícias! – R.
5. Possa eu viver e para sempre vos louvar; / e que me ajudem, ó Senhor, vossos conselhos! – R.
Evangelho: Marcos 9,38-40
Aleluia, aleluia, aleluia.
Sou o caminho, a verdade e a vida, / ninguém vem ao Pai, senão por mim (Jo 14,6). – R.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, 38João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue”. 39Jesus disse: “Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. 40Quem não é contra nós é a nosso favor”. – Palavra da salvação.
Reflexão:
O Evangelho de hoje nos ajuda a refletir sobre a realidade atual da Igreja universal. Quantas pessoas fazem o bem e promovem a justiça, mas, por não se declararem cristãs ou católicas, muitas vezes são desprezadas ou criticadas. Mesmo entre os cristãos, quantos promovem os valores evangélicos, mas, por não fazerem parte formalmente de uma pastoral, grupo ou paróquia, muitas vezes são deixados sós. Temos a tendência de valorizar e promover apenas o que vem de “dentro”, esquecendo- nos de que “quem não está contra nós, está a nosso favor”. Muitas vezes, são membros de “dentro” que acabam fazendo mais resistência e promovendo a desunião. Exemplo claro disso é o magistério do papa Francisco, muitas vezes mais elogiado e seguido fora da Igreja do que dentro. Expulsar demônios significa libertar a pessoa dos males que a aprisionam, que a impedem de viver plenamente. Os cristãos deveriam ajudar e promover qualquer iniciativa que vá nessa direção, mesmo que não seja “oficialmente” ligada à instituição eclesial.
(Dia a Dia com o Evangelho 2025 - PAULUS)
Fonte: Paulus