30 – QUINTA-FEIRA
3ª SEMANA DO TEMPO COMUM
(verde – ofício do dia)
Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor, terra inteira. Glória e esplendor em sua presença, santidade e beleza no seu santuário (Sl 95,1.6).
Graças à fé em Jesus Cristo, a comunidade dos que creem, povo sacerdotal e nação santa, pode dialogar com Deus diretamente, sem necessidade de intermediários. Por isso, contando com o auxílio divino, mantemos acesa a lâmpada da fé, manifestando-a em nossas atitudes.
Primeira Leitura: Hebreus 10,19-25
Leitura da carta aos Hebreus – 19Sendo assim, irmãos, temos plena liberdade para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus. 20Ele nos abriu um caminho novo e vivo através da cortina, quer dizer, através da sua humanidade. 21Temos um grande sacerdote constituído sobre a casa de Deus. 22Aproximemo-nos, portanto, de coração sincero e cheio de fé, com coração purificado de toda a má consciência e o corpo lavado com água pura. 23Sem desânimo, continuemos a afirmar a nossa esperança, porque é fiel quem fez a promessa. 24Sejamos atentos uns aos outros, para nos incentivar à caridade e às boas obras. 25Não abandonemos as nossas assembleias, como alguns costumam fazer. Antes, procuremos animar-nos mutuamente, e tanto mais quanto vedes o dia aproximar-se. – Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial: 23(24)
É assim a geração dos que buscam vossa face, / ó Senhor, Deus de Israel.
1. Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, / o mundo inteiro com os seres que o povoam; / porque ele a tornou firme sobre os mares / e, sobre as águas, a mantém inabalável. – R.
2. “Quem subirá até o monte do Senhor, / quem ficará em sua santa habitação?” / “Quem tem mãos puras e inocente coração, / quem não dirige sua mente para o crime. – R.
3. Sobre este desce a bênção do Senhor / e a recompensa de seu Deus e salvador.” / “É assim a geração dos que o procuram / e do Deus de Israel buscam a face.” – R.
Evangelho: Marcos 4,21-25
Aleluia, aleluia, aleluia.
Vossa Palavra é uma luz para os meus passos / e uma lâmpada luzente em meu caminho (Sl 118,105). – R.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 21“Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote ou debaixo da cama? Ao contrário, não a coloca num candeeiro? 22Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. 23Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”. 24Jesus dizia ainda: “Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. 25Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem”. – Palavra da salvação.
Reflexão:
Ao longo de sua vida pública, o próprio Jesus se caracteriza como a luz do mundo (cf. Jo 8,12), pois é ele que nos revela o Pai e nos conduz para o seu amor. A Igreja, sinal visível desse amor de Deus, deve hoje revelar a Luz com que é iluminada, mostrando ao mundo por onde deve andar e quais valores deve seguir. Não faz o menor sentido uma lâmpada acesa debaixo da cama, onde não pode iluminar. Ela deve estar em destaque, fazendo resplandecer o brilho do tesouro da fé. Temos um papel importante na sociedade, pois recebemos esse tesouro como herança espiritual e devemos anunciá-lo aos outros. Nossa luz não pode ficar escondida. Ao contrário, devemos nos estimular uns aos outros, como fala a carta aos Hebreus, para mostrar nossa riqueza ao mundo. Isso sempre com humildade e sabedoria, pois o próprio Jesus nos alerta no final do Evangelho que hoje meditamos: “A medida com a qual vocês medirem será usada para medir vocês, e ainda será aumentada”.
(Dia a dia com o Evangelho 2019 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)
Fonte: Paulus