Dom Orani Tempesta vai ser criado cardeal em consistório em fevereiro.
Anúncio foi feito durante o Angelus, neste domingo (12), no Vaticano.
Do G1, em São Paulo
O Papa Francisco anunciou neste domingo (12) a criação do brasileiro Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, como cardeal.
Durante a cerimônia do Angelus, na Praça de São Pedro, no Vaticano, Francisco anunciou a criação de 19 cardeais, de 12 países.
Após anunciar o nome de Dom Orani, o Papa parou e fez um comentário: “São tantos brasileiros, não?”
O pontífice argentino vai reunir em consistório os cardeais do mundo inteiro em 22 de fevereiro, quando os novos cardeais receberão o título.
O consistório vai ser antecedido, nos dias 17 e 18 de fevereiro, por uma reunião do G8, o novo “conselho dos cardeais” restrito encarregado de aconselhar o Papa.
Jorge Mario Bergoglio convocará em seguida, nos dias 19 e 20 de fevereiro, todo o colégio cardinalício a portas fechadas para um consistório extraordinário de trabalho.
O último consistório para a criação de cardeais remonta a novembro de 2012. O então Papa e hoje Papa Emérito Bento XVI promoveu seis não europeus para corrigir a tendência manifestada nove meses antes com a criação de 12 cardeais europeus com menos de 80 anos de um total de 18.
Considerados os “senadores” ou “príncipes” da Igreja Católica, os cardeais têm a função de auxiliar o Papa em suas decisões, assumindo por vezes cargos na Cúria Romana, a administração da Igreja.
Eles também participam, até completarem 80 anos, do Conclave, reunião secreta cujo objetivo é escolher um novo Papa.