Open/Close Menu A Paróquia de Nossa Senhora de Loreto quer ser comunidade de fé e de amor. Reúne numerosíssimos fiéis em movimentos, serviços e pastorais, espaço de convivência, de fraternidade, de acolhimento e partilha. Quer oferecer oportunidade para aprimorar convivência cristã em torno da Palavra e dos serviços de ajuda aos mais necessitados. Lugar de um culto sempre mais aprimorado, de louvor e de cursos de formação.

O próximo dia 31 de julho marca uma etapa importante na preparação para o XV Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos. Até o último dia de julho, será possível enviar  as contribuições e respostas ao questionário disponibilizado pela Santa Sé. Programado para 2018, o tema será “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) colocou à disposição dos jovens o seguinte endereço e-mail synodus@cnbb.org.br.

A fase de consulta foi aberta após a publicação do documento preparatório, em janeiro deste ano. Este processo levará à redação do instrumento de trabalho da assembleia sinodal. Às conferências episcopais, coube a responsabilidade de receber as contribuições e respostas, compilar o material e enviar à Secretaria do Sínodo. No Brasil, a CNBB disponibiliza desde janeiro o texto preparatório com o questionário.

 

Três modos de participar

O Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, Dom Vilsom Basso, Bispo de Imperatriz (MA), explica que estão à disposição dos jovens três maneiras de participar. Primeiro, respondendo ao questionário que já foi encaminhado a todas as dioceses do Brasil e enviando até o final de julho para a CNBB, para que seja feita uma síntese e enviada à Secretaria do Sínodo, no Vaticano – este material poderá ajudar na formulação de ações pastorais no âmbito brasileiro.

A segunda maneira é responder ao questionário diretamente no site do Sínodo, disponível desde o dia 14 de junho. O terceiro modo, de acordo com Dom Vilsom, é com a partilha de experiências no Facebook, com publicações usando a hastag #popeasks.

 

Questionário

O documento preparatório propõe uma reflexão em três partes. A primeira sobre as dinâmicas sociais e culturais. Na sequência, uma abordagem do “discernimento” como instrumento que a Igreja oferece aos mais novos para a descoberta da sua vocação. Por fim, são colocados em relevo os elementos fundamentais da pastoral juvenil vocacional.

 

Envie para a CNBB

1. BAIXE AQUI o formulário em word;
2. RESPONDA o questionário seguindo as orientações;
3. ENCAMINHE o documento em word para o e-mail: synodus@cnbb.org.br

Prazo final de envio: 31 de Julho de 2017

Foto: ANSA

Siga-nos: